Evocar Rosinda de Oliveira

O Instituto de Educação e Cidadania – IEC organiza, anualmente, o evento “Evocar Rosinda de Oliveira” em homenagem à Professora Rosinda de Oliveira (1932-2015), professora, escritora, poetisa, humanista e dinamizadora de atividades culturais. Do evento faz parte o Concurso Literário Professora Rosinda de Oliveira, organizado em parceria com a PROMOB -Associação para a Promoção e Mobilização da Comunidade (https://www.promobassociacao.com/clprosindaoliveira).

 

Este evento é um tributo a esta personalidade que se distinguiu pelo seu contributo literário, cultural e humanitário, ao longo de seis décadas. A Professora Rosinda de Oliveira empenhou-se profundamente no desenvolvimento do IEC, nomeadamente através da dinamização do Grupo de Poesia e Teatro que tem hoje o seu nome.

Nota Biográfica

Rosinda de Oliveira, filha de Rosa de Jesus, também conhecida por Rosa de Oliveira, nasceu a 2 de fevereiro de 1932, no lugar dos Penedos, freguesia de Covões, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra.

 

Desde cedo, demonstrou grande interesse por literatura, tanto na forma de prosa como poesia, gostando não só de decorar e recitar poemas, como também de escrever os seus próprios textos. Em 1954, concluiu o curso do Magistério Primário, em Coimbra. Em 1966, iniciou um estágio na Escola Brotero, em Coimbra, com a duração de dois anos, durante os quais fez as chamadas Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

A par da carreira docente em várias escolas, nomeadamente, em Coimbra e Aveiro, sempre foi escrevendo para vários jornais locais e regionais. Além das dezenas de textos em prosa e poesia que escreveu para esses jornais, publicou também, pelo menos, sete livros e oito contos.

 

 

Ao longo da sua vida, Rosinda de Oliveira foi distinguida com diversas medalhas, destacando-se a Medalha de Mérito Pedagógico Cultural (Grau Ouro) atribuída pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro em 2005.

Ciclo de Conferências Professora Rosinda de Oliveira

 

2021.png