Estudos Avançados

O programa de Estudos Avançados refere-se a um conjunto de atividades, nas quais se inclui o ensino intensivo de conceitos avançados em diferentes áreas do conhecimento. Do programa de Estudos Avançados fazem parte Cursos Avançados, cursos de Diálogos com Cientistas e cursos de Ciência em Ação.
 
O ensino está organizado por módulos, com a duração de dez semanas. Os cursos para o Ensino Básico e Secundário são ministrados, respetivamente, por jovens monitores com Mestrado em áreas científicas, e por jovens cientistas de sucesso com Doutoramento, de universidades e institutos de investigação científica. Os docentes desafiam alunos e professores a aprenderem, interativamente, principalmente no laboratório, em cenários de investigação científica, os conceitos científicos mais interessantes do conhecimento moderno, e como esse conhecimento é adquirido.
 
Foi criado no IEC um laboratório modelo, equipado com os instrumentos básicos para oferecer um ensino experimental. Este tipo de laboratório está a ser replicado nas escolas que aderem ao projeto. Os Cursos Avançados ocorrem nestes laboratórios no IEC e nas escolas.
 
Em cada curso, dez alunos e dois professores do Ensino Básico ou Secundário têm oportunidade de utilizar as novas tecnologias da Ciência no laboratório. Alunos e professores aprendem a ser seletivos nas suas abordagens a problemas científicos, a ser objetivos e a utilizar uma linguagem de rigor científico.

Em atividades paralelas aos cursos, alunos e professores frequentam estágios científicos, visitas de estudo e conferências. 
DSC_0103.JPG

Os Cursos Avançados, dirigidos a alunos e professores do ensino básico e secundário, são cursos que lecionam matérias que vão para além do que seria expectável os alunos aprenderem no ano de escolaridade em que estão inseridos.

DSC_0069.JPG

Os cursos de Diálogos com Cientistas permitem, aos alunos, uma interação informal com cientistas de diferentes áreas do conhecimento, que lhes explicam o seu percurso académico, e lhes descrevem e ilustram a sua atividade como cientistas. 

Os cursos de Ciência em Ação constituem uma oportunidade de os institutos de investigação científica divulgarem os seus projetos científicos específicos dentro da comunidade escolar.

O IEC promove, em parceria com a Associação IEC-ALUMNI, estágios científicos para alunos do ensino secundário em institutos de investigação científica.

O IEC organiza, em parceria com as escolas, visitas de estudo de alunos e professores a universidades e institutos de investigação científica. 

O IEC promove, nas escolas e no IEC, conferências sobre temas variados, como Ciência, Saúde,  Educação, proferidas por docentes e investigadores de universidades e institutos de investigação científica.